Buscar
  • EngeDantas

Sistemas de Exaustão para Cozinhas Industriais e Fast-Foods

Um exaustor é um dispositivo que tem um ventilador mecânico pendurado acima do fogão ou chapa de cozinha. Ajuda a remover odores, gorduras transportadas pelo ar, fumos, produtos de combustão, fumo, calor e vapor do ar por evacuação do ar e filtração.


Em cozinhas comerciais, exaustores são comumente usados ​​em combinação com dispositivos de supressão de incêndio para que os vapores liberados de um incêndio com graxa sejam adequadamente ventilados para que o fogo seja apagado rapidamente.


Os sistemas de exaustão para cozinhas industriais devem fazer a remoção e o tratamento de vapores e gases provenientes do processo de cocção dos alimentos, livrando o ambiente da fumaça e dos odores, proporcionando renovação constante de ar e mantendo a temperatura da cozinha dentro de limites de conforto térmico.


Dessa forma, o projeto de sistemas de exaustão para cozinhas industriais deve ser composto de equipamentos que possam captar, tratar e conduzir os vapores e gases da cozinha para o ambiente externo.


Quando se trata do sistema de exaustão da sua cozinha comercial, é fácil esquecer que ele fica sujo. O fato de você não ver algo não significa que ele não exista. Na verdade, a falta de cuidado pode até se tornar perigosa.


É por isso que a limpeza e manutenção regulares desta parte da sua cozinha comercial é uma exigência legal, que além de expor os usuários do ambiente ao risco, pode acarretar multas pelo órgão de vigilância. Conheça agora quais são as etapas de limpeza de um sistema de exaustão.


Coisas que um sistema de exaustão de fogão de cozinha limpo ajudará você a alcançar


A limpeza é uma manutenção habitual efetuada em todos os equipamentos da cozinha, por que razão deveria o seu sistema de exaustão ser diferente? Na verdade, como resultado do aumento contínuo da complexidade dos sistemas de ventilação de cozinha, é de extrema importância que você obtenha um profissional para limpar seu sistema de cozinha.

Sabemos que você se preocupa com suas instalações, então aqui estão algumas coisas que um sistema de exaustão de fogão de cozinha limpa irá ajudá-lo.


Prevenção de incêndio


O primeiro benefício importante de limpar o sistema de exaustão da cozinha é a prevenção de incêndios. Ao desengordurar adequadamente o sistema de exaustão da cozinha, você está se livrando da graxa extremamente inflamável e de outras partículas inflamáveis ​​de dentro do sistema do exaustor. Isso protege o seu equipamento e também as pessoas que o utilizam, garantindo a segurança do seu patrimônio e da comunidade em geral.


Eficiência energética


Um exaustor e sistema de ventilação de cozinha limpos proporcionam um melhor fluxo de ar, aumentando assim a eficiência energética. Quando a cozinha está bem ventilada, aumenta a eficiência e o desempenho do seu equipamento. Ser eficiente significa maiores taxas de produção com menor custo de manutenção. Você economiza mais dinheiro e energia a longo prazo.


Segurança ambiental


A forma como a graxa entra na parte superior do sistema de exaustão do fogão é vaporizada do fogão ao telhado. Isso significa que há uma grande quantidade de gordura acumulada no ar dentro de qualquer cozinha comercial; e isso cria um risco de segurança ambiental. Mas se você limpar regularmente o seu capô, o ar contaminado no ambiente de trabalho e nas refeições de suas instalações será completamente erradicado. Mais ainda, obtenha técnicas ecológicas e produtos de limpeza de uma empresa confiável para preservar o meio ambiente local.


Proteção à Saúde


Melhorar o ambiente de vida e de trabalho de sua cozinha resulta em um maior nível de produtividade para os membros da equipe e clientes. Quando os funcionários estão protegidos de contaminantes transportados pelo ar, você verá um aumento na produtividade e uma redução nos casos de absenteísmo porque nenhum dos funcionários ficará doente.


O que diz a norma técnica?


A norma que regula toda a implementação do sistema de ventilação e exaustão de cozinhas profissionais é a ABNT NBR 14518.

Segundo o artigo 4 da norma técnica, em ambientes de produção alimentícia de maneira industrial, há diversos equipamentos que emitem calor, vapores e gordura, tais como fogão, chapas de aço e fornos. Portanto, esses odores devem ser captados de maneira contínua.

Entre os equipamentos citados para a captação e tratamento do ar, a norma sugere: Captores;

– Redes de dutos e seus acessórios;

-Equipamentos para tratamento e compensação de ar exaurido;

-Ventiladores;

-Recursos de proteção contra incêndios (damper corta fogo).


Como instalar um sistema de exaustão para cozinha profissional?


A instalação deve seguir as normas indicadas acima e, principalmente, de preferência ser realizada por um profissional capacitado. Somente dessa forma é possível impedir problemas na implementação, além de graves acidentes e incidências de multas.

Portanto, avalie os equipamentos e contrate um especialista.


A Engedantas pode auxiliar você nessa busca fornecendo instruções e laudos técnicos realizados por um Engenheiro Mecânico especializado e credenciado. Fale conosco e adquira os melhores recursos e instruções para o seu sistema de exaustão para cozinha industrial.


Entre em contato agora mesmo!


#cozinha #coifa #restaurante #exaustão #exaustores #fastfood #lanchonete #duto #damper #dampercortafogo #laudotécnico #art #engenheiromecânico #engenhariamecânica #serradefita #fresadora #senai #industria #crea #creasp

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo