top of page
Buscar
  • Foto do escritorEngeDantas

PPCI - O que é um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e como elaborar?

O PPCI é uma sigla que significa plano de prevenção e proteção de combate a incêndio, baseado em um conjunto de ações que possam garantir a segurança das pessoas. Esse plano é exigido por lei, sendo um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas no local estão de acordo com as normas vigentes.


Esse plano de prevenção deve ser realizado para qualquer tipo de estabelecimento comercial, residencial ou industrial que necessite obter o AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licenciamento do corpo de bombeiros).


A elaboração do plano PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado que possui o credenciamento junto ao Conselho do CREA. Esse profissional deve ser registrado e possuir curso superior para estar apto a realizar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, um laudo que tem como objetivo definir os responsáveis técnicos por uma determinada obra ou prestação de serviço.


O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. As medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas.


Os itens a serem instalados pelo PPCI vai ser analisado de acordo com o risco do local, carga de incêndio e outros critérios baseados nas instruções técnicas.

Alguns exemplos de equipamentos que podem ser instalados são citados abaixo:

  • Extintores de Incêndio;

  • Placas de Sinalização;

  • Portas corta Fogo;

  • Saídas de Emergência;

  • Hidrantes;

  • Lâmpadas de Emergência;

Os itens citados acima são os mais básicos a serem implementados. Para um projeto de qualidade, busque a ajuda de profissionais capacitados e habilitados junto ao conselho de engenharia para realizar o seu projeto de forma segura, garantindo a segurança e legalização do seu estabelecimento.


Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!


12 visualizações0 comentário
bottom of page