top of page
Buscar
  • Foto do escritorEngeDantas

Tipo de areia para playground

Nada mais clássico do que um playground com tanque de areia, não é? A areia é ótima para o desenvolvimento criativo e motor das crianças, já que permite desde a construção de castelos até mesmo soltar a imaginação, criando desenhos no chão. Enfim, são muitas as brincadeiras possíveis!

Além do lado de desenvolvimento, a areia pode ser uma grande aliada na segurança da criançada pois é ótima na absorção de impactos. Ainda assim, muitos pais e educadores se preocupam com a ingestão do material por parte dos pequenos, se perguntando se há algum risco. Mas tudo depende do tipo de areia para playground selecionada e também de cuidados importantes a serem tomados.

Confira mais informações informações!


A areia certa para playground


A areia para playground, diferente dos demais tipos de areias, deve ser a tratada. O diferencial dela é que ela é feita à base de sílica, recebendo um tratamento especial através do processo de queima. Ela, então, é totalmente antialérgica, atóxica e não desbota (importante para o caso das areias pigmentadas).

Esse tipo de areia é encontrado não só na cor “natural” como em diversas outras cores, já que também também pode passar por pigmentação.

O tamanho do grão também é importante, já que grãos muito finos podem ser aspirados com mais facilidade. Então, o ideal é selecionar uma areia com granulometria mais grossa, uma areia média. Segundo ABNT – NBR 6502/95, a areia média é aquela que tem entre 0,2 e 0,6 mm.


Cuidados essenciais para segurança e saúde


Como já dito aqui, além de escolher a areia ideal, é importante tomar uma série de cuidados. Confira abaixo algumas práticas indispensáveis para manter a segurança e a saúde das crianças:


Segurança


A norma 14350, parte 2, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), define que o playground deve ter um livro de inspeção e inspeções diárias a mensais. Tudo para definir que esteja adequada para o uso nas brincadeiras.

Além disso, para absorção de impactos efetiva, deve-se ter um tanque de areia com altura de 30cm, no mínimo. Isso não garante que não aconteça lesões, mas previne algo mais sério em caso de quedas, o que costuma ser cotidiano nas brincadeiras dos pequenos.

Higiene e Saúde

Não é raro os casos de areia contaminada por bactérias de fezes de gato ou ainda outras. Mas, é importante destacar que não é um risco específico da areia de playground, muito pelo contrário: em praças públicas e na própria praia há esse risco e ainda maior.

Basta algumas medidas para garantir a qualidade da areia e evitar a contaminação, sendo elas:

  • garantir que o tanque de areia conte com um sistema de drenagem para impedir que o material fique excessivamente úmido e até empoçado, principalmente em dias de chuva;

  • fazer ou colocar (no caso dos tanques de areia de plástico) o tanque em um espaço bem ventilado e ensolarado;

  • durante a noite e em momentos de desuso, cobrir o tanque com lona ou mesmo algum plástico, desde que seja resistente contra intempéries;

  • revolver (mexer) a areia, do fundo do tanque para a superfície, com certa frequência;

  • colocar proteção ao redor do tanque – como telas, por exemplo – para evitar o acesso de animais e até de crianças muito pequenas que ainda não tenham idade adequada para lidar com o material.

Pronto! Agora você já sabe os cuidados tanto na hora de escolher o tipo ideal de areia para o playground das crianças quanto para manter o material em bom estado e bem higienizado, garantindo a segurança e a saúde dos pequenos.

Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!


102 visualizações0 comentário
bottom of page