top of page

A importância da inspeção de vasos de pressão

  • Foto do escritor: EngeDantas
    EngeDantas
  • 26 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

A inspeção de vasos de pressão é uma atividade essencial para garantir a segurança e o bom funcionamento desses equipamentos. Conforme a Norma Regulamentadora 13 (NR13), que estabelece os requisitos mínimos para segurança em vasos de pressão, a inspeção deve ser realizada por profissionais qualificados e devidamente habilitados.

A ENGEDANTAS é uma empresa especializada em inspeção de equipamentos, incluindo vasos de pressão. Com uma equipe altamente capacitada e experiente, a Tercal oferece serviços de inspeção que atendem plenamente às exigências da NR13 e das demais normas e regulamentações aplicáveis.

A inspeção de vasos de pressão realizada pela ENGEDANTAS inclui uma análise detalhada do equipamento, verificando sua integridade, resistência e estanqueidade. Além disso, a empresa realiza testes hidrostáticos, que consistem em submeter o vaso de pressão a pressões acima de sua capacidade de operação para verificar se há vazamentos ou deformações.

Ao contratar os serviços de inspeção de vasos de pressão da ENGEDANTAS, as empresas podem ter a certeza de que seus equipamentos estão em plenas condições de segurança e operação. Isso contribui para prevenir acidentes, reduzir custos com manutenção e garantir a conformidade com as normas e regulamentações vigentes.

Não arrisque a segurança e o bom funcionamento de seus equipamentos. Entre em contato com a ENGEDANTAS e saiba mais sobre seus serviços de inspeção de vasos de pressão.


Componentes de segurança dos Vasos de Pressão


Seus leitores querem sentir que estão experimentando o produto pela primeira vez, com a mesma atenção aos detalhes que você dá. Este é o lugar para uma descrição detalhada e um relato claro sobre a aparência e os recursos do produto. Inclua imagens para ajudar sua narrativa a ganhar vida.

Vasos de pressão são equipamentos essenciais em todos os segmentos industriais, pois o ar comprimido é parte integrante da automação de inúmeros processos, desde a extração até a transformação.


Compressores de ar, seja na forma de compressor de pistão ou compressor parafuso, são usados para gerar ar comprimido na capacidade necessária para cada processo, reservatórios de ar comprimido armazenam o fluido gerado a fim de distribuir para as linhas de produção, separadores de condensado ajudam, em conjunto com secadores, a eliminar a umidade gerada durante o processo de geração de ar comprimido. 


Chillers, boilers, aquecedores e trocadores de calor modificam a temperatura do fluido de acordo com a necessidade daquele processo específico.


Além dos citados, também existem vários outros tipos de vasos de pressão: filtro, gerador de vapor, misturador, reator, destilador, etc.



Esse tipo de sistema que gera, armazena ou opera utilizando pressão, apresenta um risco a ser considerado. Não à toa, o Ministério do Trabalho publicou pela primeira vez em 1977, em conjunto com a Consolidação das Leis Trabalhistas, a Norma Regulamentadora nº 13, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Para reduzir, controlar e prever esse risco, todo equipamento que trabalha sob pressão deve ser submetido periodicamente a uma inspeção em vaso de pressão, também conhecida como inspeção de segurança em vaso de pressão conforme a NR-13. Essas inspeções podem ser iniciais, periódicas ou extraordinárias.


A inspeção de segurança em vaso de pressão é fundamental para possibilitar maior conhecimento relativo ao equipamento inspecionado, verificando as condições do vaso de pressão, listando adequações necessárias a serem feitas e possíveis manutenções preventivas, preditivas e corretivas.


A inspeção em vaso de pressão pode ser feita utilizando diversos métodos de ensaio, como medição de espessura por aparelho ultrassom, líquido penetrante, inspeções visuais, entre outros.

É claro que a inspeção de segurança em vaso de pressão deve ser realizada por profissionais capacitados e, para que a assessoria seja prestada de forma satisfatória, é necessário contratar uma empresa especializada.



Comments


Copyright © 2020 Desenvolvido por Engedantas Engenharia Ltda. CNPJ: 41.722.113/0001-88

*Todos os Direitos Reservados*

bottom of page