Buscar
  • EngeDantas

Condomínios, Playgrounds, Parque Infantil e Buffet Infantil precisam de Laudo Técnico para funcionar

Atualizado: Set 17

Você sabia que todos esses locais de entretenimento precisam ter um Engenheiro Mecânico responsável pela segurança dos brinquedos?


Com o rápido crescimento no setor de buffet infantil, criado há pouco mais de 20 anos, a concorrência nesse segmento também aumentou de maneira significativa, resultando em mais sofisticação e inovação nesses espaços, principalmente no que diz respeito a diversão das crianças. Os brinquedos, muitos deles eletrônicos, se modernizaram e hoje há uma infinidade de opções, que fazem das festas de aniversário verdadeiros parques de diversões. O grande problema é que nem sempre esses brinquedos são tão seguros quanto parecem, acidentes podem acontecer e nós podemos evitar. E quando o trabalho envolve crianças, a nossa responsabilidade deve ser em dobro!


Ter um ENGENHEIRO MECÂNICO responsável pela manutenção e emissão de Laudo Técnico dos brinquedos para um perfeito funcionamento se tornou algo extremamente necessário e também um diferencial na tomada de decisão dos clientes.

Hoje em dia o Buffet que tem Laudo Técnico e Anotação de Responsabilidade Técnica renovado a cada 6 meses por um Engenheiro credenciado pelo CREA, com toda a certeza tem a preferência de seus clientes pela segurança garantida. Solicite hoje mesmo um orçamento sem compromisso e mandaremos um Engenheiro credenciado pelo CREA para fazer uma avaliação no seu estabelecimento e assegurar desde já a segurança em 1° Lugar.


Realizamos laudo técnico de avaliação de conformidade de brinquedos seguindo as normas de segurança da ABNT:


NBR 14350 estabelece requisitos mínimos de segurança que visam evitar os perigos apresentados por equipamentos para brincar, projetados para instalação permanente ao ar livre, sem sistema motriz.


NBR 5426:1985 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos.


NBR 9050:1994 – Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos.


NBR 11786:1998 – Segurança do brinquedo – Especificação.


Se você é da cidade de São Paulo saiba que após um decreto estabelecido pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a lei ficou clara: todos os estabelecimentos que exercerem atividade de buffet infantil e que possuírem equipamentos de diversão definidos pela normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), deverão, obrigatoriamente, apresentar laudo técnico dos equipamentos existentes e do responsável técnico por sua manutenção.

O tal decreto foi instituído, após a morte da advogada que caiu de uma mini montanha russa, em um buffet infantil de São Paulo. Até então, não havia legislação para esse setor, mas devido à fatalidade e as inúmeras irregularidades do local, a fiscalização passou a ser necessária para evitar outros problemas. E agora é à hora dos estabelecimentos se regularizarem!

Com o objetivo de aumentar o conforto e a segurança de quem frequenta esses locais, considerando a crescente quantidade de equipamentos de diversão instalados, a fiscalização foi intensificada. A partir de agora, para conseguirem a licença de funcionamento, os buffets deverão apresentar toda a documentação aprovada, devendo ser renovada a cada 6 meses. Só com o laudo técnico dos equipamentos em mãos é que o local poderá funcionar regularmente.

Mas, as medidas não são válidas só para brinquedos eletrônicos. O kidplay, famoso brinquedão, apesar de não demandar máquinas em seu funcionamento, também deve estar devidamente apropriado para a diversão da criançada. Cuidados em relação à altura, material, rachaduras e pontas perigosas devem tomados, não apenas após o início das atividades do buffet, mas desde o momento da compra e construção desses produtos.

E as exigências de segurança não param por aí. O decreto também obriga que sejam fixados ao lado dos brinquedos, da maneira mais visível possível, cartazes indicando as especificações e limitações para o uso dos mesmos, de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, é essencial informar a faixa etária recomendada, a última data de manutenção, vistoria técnica ou eventuais riscos inerentes à sua utilização. É de extrema importância que o convidado saiba previamente a situação de cada equipamento, para que assim, possa aproveitar o momento de modo seguro.


#kidplay #monarail #buffet #buffetinfantil #brinquedos #camaelástica #brinquedoinflável #parquedediversão #playground #playgroundcondominio #sindico #pulapula #piscinadebolinhas #torreeiffel #carrossel #batebate #touromecânico #xícaramaluca #escorregador #laudotécnico #art #engenheiromecânico #engenhariamecânica #parqueaquático #tiroleza #arvorismo










9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo